Oftalmoplástica

O que é a plástica Ocular?
É uma subespecialidade da oftalmologia que trata de problemas referentes às pálpebras, vias lacrimais e Órbita. Essas estruturas dão sustentação e proteção ao olho, por isso, qualquer alteração nelas pode afetar a saúde ocular e a qualidade de vida do paciente.

Tipos de plástica ocular:
A cirurgia de plástica ocular divide-se em dois tipos:
Plástica ocular Restauradora: que trata da desobstrução das vias lacrimais, mau posicionamento dos cílios ou das pálpebras, reconstituição das pálpebras ou remoção de tumores palpebrais.

Plástica ocular Estética:
São as que tem como objetivo valorizar e rejuvenescer os olhos, minimizando os efeitos do envelhecimento palpebral. A mais conhecida delas é a blefaroplastia , que consiste na retirada do excesso de pele ou bolsas gordurosas das pálpebras superiores e/ou inferiores. A cirurgia é relativamente simples e dura em média uma hora e meia. Nas pálpebras superiores, a incisão para retirada do excesso de pele e gordura fica escondida sob uma prega natural. Nas pálpebras inferiores, a incisão é efetuada na base dos cílios e é praticamente invisível.

Recuperação da cirurgia nas pálpebras:
A permanência na clínica é curta, cerca de 4 a 8 horas. Depois da operação, um curativo é mantido durante 2 ou 3 horas. Após 8 dias, o paciente já irá perceber uma melhora da área ao redor dos olhos. Na terceira semana, ele perceberá toda a diferença entre antes e depois da blefaroplastia.